Lei Paulo Gustavo e novos representantes do Conselho Municipal de Cultura são temas de Sessão Pública no Museu Municipal

Salão do Museu Municipal recebe grande público

 A classe artística de São João Nepomuceno esteve representada por diversas áreas de atuação na noite de quarta-feira (28/6), no Museu Municipal, para a realização de uma importante Sessão Pública.

Na oportunidade, o secretário municipal de Governo e de Cultura, Patrimônio, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Itaborahy Soares e o diretor municipal de Cultura, Aldo César Torres conduziram o evento para apresentar o formato de distribuição de recursos da Lei Federal “Paulo Gustavo”, de apoio e incentivo à Cultura.

Ricardo Itaborahy e Aldo Torres apresentam os tópicos do encontro

No primeiro momento, o Município apresentará o Plano de Ação ao Ministério de Cultura, e o mesmo será avaliado para aprovação, e assim a liberação de recurso para Cultura no valor de R$ 258.018,73 (duzentos e cinquenta e oito mil, dezoito reais e setenta e três centavos).

Para esta lei, especificamente 72% do valor total do recurso será voltado para produção audiovisual e os outros 28% para as demais áreas culturais, como por exemplo dança, música, teatro, literatura, artesanato, etc.


“Esta lei  vem definida desta forma, como maneira de apoiar e incentivar a produção audiovisual em todo o país, Dentro desta área, curtas e longas, vídeos clipes, documentários estão enquadrados”, explicou o secretário Ricardo Itaborahy.

Os artistas que já possuem atividades e consequentemente estão inscritos no cadastro municipal de Cultura poderão angariar o recurso, que será devidamente repartido de forma democrática. Em breve, a Prefeitura lançará um edital para os interessados, depois da avaliação da União e liberação do recurso.

Novos membros eleitos para o Conselho Municipal de Cultura

No segundo momento da Sessão Pública, a eleição de novos representantes do Conselho Municipal de Cultura de São João Nepomuceno. Para este Conselho, três representantes do Governo Municipal, sendo: Departamento Municipal de Cultura: Aldo César Torres, Secretaria Municipal de Educação: Liliane Barroso e Secretaria Municipal de Planejamento: Leonardo Araújo Ribeiro. E representantes da classe artística: Setor de Artes Cênicas (Teatro, dança e cinema): Iuri Filgueiras e Ney Morais, Setor de Música e Audiovisual: Ivan Ferreira e Edy Nascimento, Setor de Gastronomia, Evento e Moda: Regiane Torres e Bruno Lobão, Setor de Literatura, Poesia, História e Patrimônio Cultural: Joni Lammas e Roberto de Almeida, Setor de Instituições, Agremiações e Coletivos Culturais: Cássio Magalhães e Carlos Augusto, Setor de Artes Plásticas (Artesanato, Escultura, Pintura e Fotografia): Kaique Filgueiras e Juliana Lanini.


Comentários