“O Palhaço da Vida” vence prêmios de Melhor Espetáculo e atuação solo do 22º FACE

 

Espetáculo apresentado no palco do Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete
(Fotos: Adilson Protásio)

O solo dramático “O Palhaço da Vida” da Cia de Teatro Pais e Filhos de São João Nepomuceno esteve no 22º FACE (Festival Nacional de Artes Cênicas) de Conselheiro Lafaiete (MG) e trouxe duas premiações e cinco indicações para a “Cidade Garbosa”.

O único grupo são-joanense representado no evento, “O Palhaço da Vida”, texto do saudoso diretor José Luiz Carvalho Nunes, com atuação e direção de Márcio Sabones, luz e som de Adilson Protásio venceu os prêmios de Melhor performance (atuação) e espetáculo Solo do Festival.

Além disso, as indicações para melhor cenário, figurino, trilha sonora, atuação e espetáculo da categoria solo.

“Foi a segunda vez que levamos este espetáculo para o FACE, na primeira, em 2022 tivemos indicação de melhor ator Solo, e desta vez, os prêmios vieram. Estamos muito felizes com este reconhecimento e valorização para a Cia Pais e Filhos e de nossa cidade”, comentou Sabones.

CLIQUE AQUI E VEJA PREMIAÇÕES E INDICAÇÕES

O FACE é uma realização do Ponto de Cultura Casa do Teatro de Conselheiro Lafaiete e neste ano contou com a participação de 53 espetáculos (regionais e nacionais), sendo mais de 50 grupos de teatro de todo o país. Em 2024, o homenageado foi o maestro Geraldo Vasconcelos que fez a entrega dos troféus, no palco do Teatro Municipal, para os vencedores das categorias infantil, teatro de rua, alternativo, solo, comédia e drama.

Sabones recebe das mãos do homenageado maestro Geraldo Vasconcelos, o prêmio 
de Melhor Solo do Festival

O evento foi realizado de forma atípica, pois um mês antes de sua realização, todos os artistas foram surpreendidos pelo falecimento de seu fundador e coordenador geral, Geraldo Lafayette.

Mesmo com a grande perda, a Casa do Teatro realizou um excelente festival, pois era a paixão e alegria do saudoso amigo e pai de todos os participantes teatrais. E assim, sua sobrinha, Nathalia Kely (presidente da Casa do Teatro) e uma equipe voluntária com cerca de 60 pessoas estiveram empenhadas na realização, recepção e sucesso de um evento sólido e de alto nível.

Os são-joanenses Everson Rezende e Nei Moraes também participaram do 22º FACE, na banca julgadora, entre outros jurados das artes cênicas e ainda, a presença do organizador e coordenador no Nepopó (Festival Nacional de Teatro de SJN), Marcus Martins para acompanhar o evento.


O PALHAÇO DA VIDA

O espetáculo “O Palhaço da Vida”, um texto de 1971 de autoria de José Luiz Carvalho Nunes é apresentado pela Cia de Teatro Pais e Filhos desde o ano de 2018, quando estreou no 2º FESTECO (Festival Nacional de Teatro Comunitário) de Mariana, e na ocasião as indicações de melhor ator para Márcio Sabones, cenário e espetáculo.

Ao todo, foram 13 festivais de teatro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo com indicações de melhor ator em todos, além de outras indicações como espetáculo, direção, texto, cenário, figurino, trilha sonora, maquiagem, iluminação e premiações de melhor ator no 14º Nepopó (Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno), 3º FESTAR (Festival Nacional de Teatro de Araruama - RJ) e 22º FACE.

Também com premiações de melhor maquiagem (3º Fofocarte – Barroso), visualidades espaciais (FETEG 7º Ato – Guaranésia), melhor produção (3º FESTAR – Araruama – RJ) e Melhor espetáculo Solo do Festival (22º FACE).

“Quero e preciso agradecer a todas as pessoas que nos apoiam e acreditam em nosso trabalho. Nossa família, amigos, à família do autor da peça José Luiz, por permitir a realização das apresentações, ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno, através dos editais de circulação que possibilitam nossas viagens e aos festivais de teatro que recebem nossos espetáculos com tanto carinho”, agradeceu Sabones.











Comentários